quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fallen

Eu gosto de ler histórias infanto-juvenis, juvenis e companhia limitada. Não é sempre o que eu tenho em mãos para ler, mas eu gosto. Assim como eu também gosto de histórias sobrenaturais. Fallen está bem na categoria e gênero. Tem todo aquele gosto de romance adolescente que ficou bem popular com a série Twilight (que, segundo o maridão Troll, estragou vampiros para sempre). Impossível, então, não comparar a Twilight.
Começamos, então, com isso. Heróis adolescentes, ou com aparência de adolescentes apesar de dezenas ou milhares de anos. Twilight foi primorosamente escrito (apesar da cena em que ela escreveu que foi só para encher linguiça) e tornou os livros da sequência fracos em comparação. A impressão que me passou foi sempre que o as sequências foram escritas para capitalizar em cima do primeiro. Fallen é diferente nisso.
Fallen foi escrito para ser uma série. O primeiro livro tem a característica de um prelúdio. A sensação é que não existe uma conclusão. Isso na minha opinião foi algo que deixou pecar um pouco. O fato de ele não se assemelhar a uma narrativa completa, mesmo que fosse uma parte de um todo maior.
Está tão próximo de outras narrativas adolescentes que durante a leitura, não pude deixar de me perguntar "onde foi que eu li isso antes?". Mas o que torna Fallen diferente são algumas surpresas narrativas.
A história é boa.  Lucinda Price, a heroina, logo de cara está indo para um reformatório. Esse tipo de princípio curioso consegue conduzir para algo além da mesmice de outras histórias. A maneira como foi escrita, consegue transmitir com precisão certas angústias sentidas pela personagem e propiciam uma boa empatia com a Luce.
No geral, dou para Fallen nota 8 em 10. Perdeu pontos comigo por causa da falta de sensação de plenitude do livro. De resto, é uma leitura que eu recomendo.

Um comentário:

  1. Parece interessante! Não é uma coisa muito gótica e dark não, né? Ultimamente dark e gótico não me atraem. Devo dizer que foi a capa do livro que havia me feito ficar longe dele. Eu sei, eu sei que não dá para julgar um livro pela capa... mas agora acho que vou dar uma olhada. :)

    ResponderExcluir